O Campolina:
- Inicialmente foi uma raça criada no Reino-Unido, mas foi realmente aperfeiçoada na França. Desde então a grande influência na criação da raça é francesa. Resume-se numa raça originária do cruzamento de um cavalo Puro Sangue Inglês com uma égua árabe ou vice-versa; e de cruzamentos subsequentes.
- O perfil da cabeça é reto, mas pode tender ao convexo, na totalidade é comprida e fina. As espáduas caídas e a cernelha proeminente, formando ombros de um perfeito corredor, como os do puro sangue inglês. Tem pernas traseiras longas que admitem grande capacidade ao galope. É um animal de musculatura mais robusta do que o árabe, demonstrando membros sólidos e ossatura densa e de boa qualidade. E medem entre 150cm a 160cm.
- É uma raça que deveria combinar as qualidades de duas origens o árabe e o puro sangue inglês. Portanto espera-se que herde características como solidez e disposição do árabe e ao mesmo tempo, velocidade e versatilidade do puro sangue inglês, dificultando o aparecimento de características indesejáveis como a agressividade do puro sangue.Na França estes animais têm corridas especiais, mas costumam competir em concursos de salto e dressage.