Cavalos, a minha grande paixão -> Arquivo

terça-feira, 12 de julho de 2011

Orações->Oração do Cavalo

E agora a Oração do Cavalo: (preparem-se porque é mesmo linda)


   Dono meu: 
   Dá me, frequentemente, de comer e beber, e, quando tenhas terminado de trabalhar-me, dá me uma cama na qual eu possa descansar comodamente. 
   Examina todos os dias os meus pés e limpa meu pelo. Quando eu recusar a forragem, examina meus dentes e minha boca, porque bem pode ser que eu tenha um problema que me impeça de comer. 
   Fala-me, tua voz é sempre mais eficaz e mais conveniente para mim, que o chicote, que as rédeas e que as esporas. 
   Acaricia-me, frequentemente para que eu possa compreender-te, querer-te e servir-te, da melhor maneira e de acordo com os teus desejos. 
   Não corte o meu rabo muito curto, privando-me do melhor meio que tenho para espantar as moscas e insectos. 
   Não me batas violentamente e nem dês golpes violentos nas rédeas, pois, se não obedeço, como queres, é porque ou não te compreendo ou porque estou mal encilhado, como freio mal colocado, com alguma coisa nos meus pés ou no meu ombro que me causam dor. 
   Se eu me assustar, não deves bater-me, sem saberes a causa disso, pois bem pode ser o defeito de minha vista ou um proverbial aviso para ti.
   Não me obrigues a andar muito depressa em subidas, descidas, estradas empedradas ou escorregadias.     
   Não permaneças montado sem necessidade, pois prefiro marchar, do que ficar parado com uma sobrecarga sobre o dorso. 
  Quando cair, tenha paciência comigo e ajuda-me a levantar, pois, faço quanto posso para não cair e não causar-te desgosto algum. 
  Se tropeçar, não deves por a culpa para cima de mim, aumentando minha dor e a impressão de perigo com tuas chicotadas; isso só servirá para aumentar meu medo e minha má vontade. 
  Procura defender-me da tortura do freio, não no trabalho, mas quando esteja em descanso, e cobre-me com a manta ou com uma capa apropriada.
   Enfim meu dono, quando a velhice me tornar inútil, não esqueça o serviço que te prestei, obrigando-me a morrer de dor e privações sob o jogo de um dono cruel ou nos varais de uma carroça, se não puderes manter-me, ou mandar-me para o campo, mata-me com tuas próprias mãos, sem me fazer sofrer. 
   Eis tudo o que eu te peço, em nome daquele que quis nascer numa baía, minha morada e não num palácio, tua casa.


(Isto é lindo, lindo, lindo *-*)

Orações->Oração do cavaleiro

Olá, hoje vou dar a conhecer duas orações a oração do cavalo e do cavaleiro.


Vamos começar pela oração do Cavaleiro:

 "A saúde e o vigor, para que possamos competir com garra em busca da vitória...   Deus pai todo-poderoso, luz do Universo.
   Vós que sois o criador da vida e de todas as coisas, concedei derramar sobre nós, teus filhos, cavalos, cavaleiros e amazonas que aqui estamos, as tuas bênçãos e a tua divina proteção.


 Dai-nos Senhor:
  •  A lealdade, para que busquemos o podium com determinação e coragem, mas com respeito pelos nossos adversários, vendo em cada um deles um amigo e um companheiro de jornada.. 

  •  A prudência, para que não venhamos a nos ferir no ardor da disputa...

  • A paciência, para que entendamos que a vitória, símbolo do sucesso, é o resultado do trabalho árduo e deve ser conquistada degrau a degrau...

  •  A humildade, para façamos de cada sucesso um estímulo para caminharmos sempre em frente e cada tropeço um aprendizado de que pouco sabemos e é preciso aprender mais...
  • A gratidão, para que, no momento da vitória, saibamos que a conquista só foi possível pelo trabalho e dedicação de muitos, cavalos, pais, técnicos, tratadores, ferradores, juízes, veterinários, motoristas e até o nosso...
   Senhor, dai-nos também:



  • A bondade, para tratarmos nossos animais com respeito, amor e atenção, jamais esquecendo de agradecer a eles pelo trabalho realizado...
  •  A generosidade, para que no futuro, quando nosso inseparável amigo de tantos galopes da vitória estiver velho e cansado, não mais podendo nos auxiliar nas conquistas, receba de nós o amor e os cuidados para que possa terminar seus dias com dignidade e, chamado por vós, galope feliz sentindo em seu dorso o nosso carinho e nossa saudade, pelos verdes campos de tua divina morada...

Pai, dai-nos finalmente:



  •  O patriotismo para que se um dia lograrmos merecer representar o nosso pais pelas pistas de hipismo do mundo, saibamos, como tantos outros, honrar o seu nome, sua gente e suas tradições...
  •  A virtude, para que jamais nos afastemos dos nobres ideais do hipismo e para que antes de campeões, possamos ser cidadãos de bem...

   E a fé, para crermos que tudo vem de vós, senhor do universo e nosso Pai eterno.
   Que assim seja!" 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Raças de Cavalos-Alter Real

Mais uma raça portuguesa o Alter Real:

  • Ao longo da turbulenta História de Portugal, o Alter sofreu em várias ocasiões experiências de cruzamentos pouco sagazes. O seu sangue misturou-se com sangue Hanoveriano, Normando e Inglês, tendo ainda sofrido uma massiva e desastrosa infusão de sangue Árabe.
  • A raça foi salva pela introdução das mais puras estirpes Andaluzas, perto dos finais do séc. XIX. A aquisição de éguas da famosa estirpe Zapatero foi particularmente bem sucedida e, com uma linha de procriação a partir de dois garanhões excepcionais no início do séc. XX, foi responsável pelo maravilhoso e impressionante Alter Real moderno, que, diz-se, é muito semelhante á raça original do séc. XVIII.
Cabeça e Pescoço:
A cabeça é notavelmente ibérica em todos os aspectos. O pescoço é curto, muito musculoso e naturalmente elevado, mas não existe gordura no maxilar que possa inibir a flexão. A Crina é fina e abundante.


Espádua e Peito:
A espádua, comparativamente curta e muito poderosa, estende-se até ao curvilhão plano. O peito, excepcionalmente profundo e largo, difere notoriamente do de outras raças ibéricas neste aspecto.

Membros:
As canelas e o antebraço musculoso são curtos. A quartela tem um comprimento proporcional, e a obliquidade é característica da raça.

Jarretas:
Para o cavalo resistir aos rigores do treino avançado de Alta Escola, as articulações devem ser muito fortes, claramente defenidas, livres de qualquer gordura e com uma forma que permita uma flexão máxima.

Cascos:
Como acontece em todas as raças Ibéricas, os cascos são bem formados e resistentes.

Cilhadouro:
O cilhadouro tem um comprimento proporcional e o corpo é arqueado e compacto, estando de acordo com o conjunto dos ombros e dos quartos.

Dorso:
O dorso e a linha do topo, com a garupaque se inclina de forma característica até a cauda baixa, são particularmente distintas no Alter, mas o lombo é particularmente poderoso.

Quartos:
As ancas são largas, os quartos bem musculados e fortes, e o desenvolvimento da segunda coxa é notável.

Altura:
O Alter Real mede entre 1,52m e 1,62m.



Raças de Cavalos-Puro Sangue Lusitano

Bem, hoje vou-me dedicar as raças portuguesas vou começar pelo Puro Sangue Lusitano:



  • Apesar da origem ser incerta, o Lusitano é claramente um cavalo Português. Lusitano deriva de Lusitânia  palavra em Latim que significa Portugal.Foi oficialmente reconhecido em 1966. 
  • O Lusitano era um cavalo para toda a obra, tendo sido utilizado em trabalhos agrícolas leves, como cavalo de sela ou como cavalo de carruagem.Era também a montada da cavalaria Portuguesa.
  • Acima de tudo é famoso por dominar as corridas de touros portuguesas como o cavalo bem treinado e supremamente corajoso.
  •  A raça é o resultado de cruzamento entre o cavalo espanhol (Ibérico) e sangue Árabe ou Anglo-Árabe, de modo a produzir um cavalo de sela muito refinado e intrépido. Conserva muitas características do tipo Árabe, particularmente na zona da cabeça, mas combina esse requinte especial com a substância e com o dorso e os quartos poderosos do cavalo Espanhol.

Cor:
As cores predominantes são o ruço e o castanho. 
A cor palha é menos usual, e surge ocasionalmente a impressionante tonalidade amora.
Cabeça:
A cabeça do Lusitano é elegante, com orelhas pequenas e alertas e focinho bem formado. O perfil é recto ou tem tendência para o convexo.

Pescoço:
O pescoço curto, grosso, e musculoso fundindo-se bem nas espáduas.

Garrote:
A profundidade do cilhadouro pode não ser muito perfeita mas é apropriada para um cavalo com esta agilidade atlética.

Corpo:
O dorso é pequeno e particularmente forte no lombo, sendo todo complementado pelo quarto oblíquo e poderoso.

Membros:
O antebraço é musculoso, e há um comprimento considerável nas proporções gerais da perna, o que diminui o brilho da acção.

Espáduas:
As espáduas são muito poderosas e encorajam a acção elevada e vigorosa deste cavalo extremamente inteligente.

Comprimento:
O Lusitano tem em média entre 1,52 e 1,62m.

Personalidade:
Há um fogo inato neste cavalo de outro modo meigo e altamente sensível.É muito inteligente, incrivelmente corajoso, e possui uma agilidade extraordinária.


domingo, 3 de julho de 2011

Cuidados a ter na compra do cavalo

Avalie você mesmo:

Faça uma observação do aspecto geral:
  • Sem tocar o animal, avaliar inicialmente a cabeça; o olhar deve ser alegre, que não denote sofrimento ou cansaço mas sim olhos brilhantes que demonstrem vivacidade.
  • Simetria: não pode haver diferenças, tais como um joelho ou canela maior do que o outro. Inchaços ou saliências no lombo ou garupa; joelhos pelados indicam que o animal tropeça; cascos rugosos ou rachados demonstram sofrimento de enfermidades anteriores; pêlos brancos no lombo podem identificar lesões ocasionadas por arreios duros.


Se você procura um animal para montaria, é preciso observar a colocação do freio; pode-se observar se ele nega ou aceita o ferro na boca; se levante em demasia a cabeça ou simplesmente não quer. Se a operação como um todo ocorreu sem maiores dificuldades, isto indica que o animal está habituado aquela situação.

Uma vez equipado, podemos testar o andar do cavalo, como ele se comporta no momento de montar, andar ao passo, trote e galope, testando o grau de mansidão, cômodo, obediência. Sempre deixe a pessoa que irá conduzir o animal experimentar o mesmo. É importante ver como o conjunto se portará, como será química e mesmo se não se trata de muito cavalo para o cavaleiro e o mesmo não consegue controlá-lo. 



A avaliação dos aprumos também é fundamental, porque problemas desta natureza poderão representar defeitos que vão incidir na propulsão e sustentação. Peça para alguém montar o animal em sua direção e o observe de frente, os posteriores e anteriores devem estar alinhados. Faça o mesmo para observar o cavalo de trás, pedindo que alguém o leve na direcção contrária à sua.
Estas são apenas algumas dicas para lhe ajudar no momento de aquisição de um cavalo, quando se trata de uma compra para qualquer tipo de competição, morfológica ou funcional ou ainda para a criação, muitos outros aspectos precisam ser analisados.Acho estranho e comece a desconfiar-se:
  • Você sentir que a pessoa quer empurrar o cavalo para você e não dá resposta convincente as perguntas que você faz.
  • Não deixarem vê-lo equipar o cavalo. O acto de colocar a sela pode revelar muito do comportamento do cavalo, como por exemplo, se o mesmo dá coice, estira, rejeita a sela ou o freio.
  • O dono não quiser deixar o cavalo ser montado por um terceiro. Se o cavalo tiver algum defeito, a pessoa que esta acostumada a lidar com o cavalo pode encobrir os seus defeitos.
  •  O proprietário desaconselhe você a fazer um exame mais detalhado, feito por um veterinário, como por exemplo radiografar os membros do animal. Este tipo de exame é muito comum em cavalos atletas.
  • Não deixarem você ver o cavalo no dia seguinte ao teste. Caso o cavalo esteja com algum problema que acarrete dor, no dia seguinte provavelmente ele mostrará indícios como mancar ou retirar o membro quando tocado.Se você puder, faça uma prática que é muito comum nos EUA, mas ainda não muito difundida em Portugal que é o pagamento de metade na retirada do animal e o restante após algum tempo de uso, como 15 dias. Esta é uma boa forma de ter certeza que o cavalo se encaixa às suas necessidades, após um período de “test-ride”.

Um exame que acreditamos ser importante antes da compra é o de Anemia Infecciosa, doença que acontece nos equinos é altamente infecciosa e que demanda sacrifício dos animais, uma vez detectada. É um exame relativamente simples e que pode ser realizado pela maioria dos veterinários.



Fonte:http://blogcourage.wordpress.com


Cuidados a ter na compra do cavalo

Bem não tenho escrito aqui, pois não tenho tido tempo mas agora que as aulas acabaram vou começar a escrever novamente:


Antes de comprar o seu cavalo:

Primeiro precisamos pensar que o cavalo é um ser vivo que necessitará de atenção, carinho, boa comida, espaço, exercícios frequentes, etc. E tudo isto nos custará duas coisas fundamentais: tempo e dinheiro. Mas também nos trará grande satisfação. Se estamos decididos a assumir esta responsabilidade, devemos agora responder algumas perguntas básicas que nos ajudarão neste planeamento:

  • Qual o montante de dinheiro que temos disponível para a compra do cavalo?
Vale sempre lembrar que não podemos considerar todas as nossas economias para a aquisição, pois teremos custos depois de comprar o animal como transporte, exames, guia de transporte, entre outros...

  • Qual a quantia que podemos gastar mensalmente para a manutenção deste animal?
Aqui temos que ser honestos, deixando um pouco a paixão de lado, para calcularmos todos os gastos que vamos ter, incluindo hospedagem, alimentação, ferragem, veterinário e qualquer outra despesa que possa aparecer.

  •   Qual o uso que pretendemos fazer deste animal?
Passeio, hipismo, alguma outra modalidade equestre, entre outras...

(Esta resposta influenciará bastante na escolha da raça que queremos.Basicamente temos opções de hospedagem que vão desde 200€ até algumas opções em centros de treinamento que chegam a custar mais de 600€, pois incluem treinadores, ferragens e outros cuidados mais indicados para cavalos atletas ou de exposição. 
Nos custos mais baratos normalmente a opção são os pastos ou cocheiras colectivas e todos os outros custos são cobrados a parte. Só para se ter uma ideia, uma ferragem simples está por volta de 50€.)


Fonte:http://blogcourage.wordpress.com