Cavalos, a minha grande paixão -> Arquivo

domingo, 3 de julho de 2011

Cuidados a ter na compra do cavalo

Avalie você mesmo:

Faça uma observação do aspecto geral:
  • Sem tocar o animal, avaliar inicialmente a cabeça; o olhar deve ser alegre, que não denote sofrimento ou cansaço mas sim olhos brilhantes que demonstrem vivacidade.
  • Simetria: não pode haver diferenças, tais como um joelho ou canela maior do que o outro. Inchaços ou saliências no lombo ou garupa; joelhos pelados indicam que o animal tropeça; cascos rugosos ou rachados demonstram sofrimento de enfermidades anteriores; pêlos brancos no lombo podem identificar lesões ocasionadas por arreios duros.


Se você procura um animal para montaria, é preciso observar a colocação do freio; pode-se observar se ele nega ou aceita o ferro na boca; se levante em demasia a cabeça ou simplesmente não quer. Se a operação como um todo ocorreu sem maiores dificuldades, isto indica que o animal está habituado aquela situação.

Uma vez equipado, podemos testar o andar do cavalo, como ele se comporta no momento de montar, andar ao passo, trote e galope, testando o grau de mansidão, cômodo, obediência. Sempre deixe a pessoa que irá conduzir o animal experimentar o mesmo. É importante ver como o conjunto se portará, como será química e mesmo se não se trata de muito cavalo para o cavaleiro e o mesmo não consegue controlá-lo. 



A avaliação dos aprumos também é fundamental, porque problemas desta natureza poderão representar defeitos que vão incidir na propulsão e sustentação. Peça para alguém montar o animal em sua direção e o observe de frente, os posteriores e anteriores devem estar alinhados. Faça o mesmo para observar o cavalo de trás, pedindo que alguém o leve na direcção contrária à sua.
Estas são apenas algumas dicas para lhe ajudar no momento de aquisição de um cavalo, quando se trata de uma compra para qualquer tipo de competição, morfológica ou funcional ou ainda para a criação, muitos outros aspectos precisam ser analisados.Acho estranho e comece a desconfiar-se:
  • Você sentir que a pessoa quer empurrar o cavalo para você e não dá resposta convincente as perguntas que você faz.
  • Não deixarem vê-lo equipar o cavalo. O acto de colocar a sela pode revelar muito do comportamento do cavalo, como por exemplo, se o mesmo dá coice, estira, rejeita a sela ou o freio.
  • O dono não quiser deixar o cavalo ser montado por um terceiro. Se o cavalo tiver algum defeito, a pessoa que esta acostumada a lidar com o cavalo pode encobrir os seus defeitos.
  •  O proprietário desaconselhe você a fazer um exame mais detalhado, feito por um veterinário, como por exemplo radiografar os membros do animal. Este tipo de exame é muito comum em cavalos atletas.
  • Não deixarem você ver o cavalo no dia seguinte ao teste. Caso o cavalo esteja com algum problema que acarrete dor, no dia seguinte provavelmente ele mostrará indícios como mancar ou retirar o membro quando tocado.Se você puder, faça uma prática que é muito comum nos EUA, mas ainda não muito difundida em Portugal que é o pagamento de metade na retirada do animal e o restante após algum tempo de uso, como 15 dias. Esta é uma boa forma de ter certeza que o cavalo se encaixa às suas necessidades, após um período de “test-ride”.

Um exame que acreditamos ser importante antes da compra é o de Anemia Infecciosa, doença que acontece nos equinos é altamente infecciosa e que demanda sacrifício dos animais, uma vez detectada. É um exame relativamente simples e que pode ser realizado pela maioria dos veterinários.



Fonte:http://blogcourage.wordpress.com


Sem comentários:

Enviar um comentário